O que é Psicoterapia?
Psicoterapia é um atendimento realizado por um psicólogo com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento entre outros. Além de proporcionar o autoconhecimento, trabalhar a autoestima e criar possibilidades e oportunidades de enxergar e lidar com a vida.
De maneira geral a psicoterapia tem a finalidade de superar dificuldades emocionais, cognitivas e comportamentais.
Veja abaixo algumas dificuldades emocionais, cognitivas e comportamentais:
Dificuldades emocionais: Dificuldade em lidar e se relacionar com pessoas, sensibilidade, irritabilidade, crises no casamento, crise com filhos adolescentes, choro com facilidade, orientação profissional, dificuldade em tomar decisões, etc.
Dificuldades cognitivas: Crises de ansiedades, pensamentos de morte ou depressivos, sensação súbita de morte com taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) e sudorese.
Dificuldades comportamentais: Compulsão por comida, timidez, fobias, problemas com drogas ou bebidas, obsessão por limpeza, medos de falar em público e acessos de raiva.
Quanto tempo ocorre o processo terapêutico?
Para se estabelecer o processo terapêutico é necessário que a pessoa que está se submetendo ao mesmo queira de verdade lidar com suas questões e disposta a entrar em contato com as mesmas. No processo terapêutico não há tempo estabelecido, podendo variar de pessoa para pessoa.
Em qual momento percebo a necessidade de procurar um psicólogo?
Quando percebemos que as possibilidades diminuem diante das circunstâncias e dos comportamentos, nos vemos numa condição de paralisação e prejuízo e observamos que podíamos receber mais da vida e das oportunidades, mas devido a questões internas acontece uma interrupção no construir da vida que necessita de uma intervenção de um psicólogo.
Como se inicia uma psicoterapia?
O processo terapêutico inicia a partir do momento em que paciente e psicólogo estabelecem um vínculo de confiança, para que isso aconteça a primeira "sessão" é chamada de Entrevista Inicial, ou seja, é nessa entrevista que ambos, psicólogo e paciente estabelecerão a empatia, confiança e cumplicidade. É nesse momento também que o psicólogo compreende a queixa do paciente e verifica a possibilidade de corresponder ao atendimento ou encaminha-lo para outras especialidades. Portanto é absolutamente normal que nesse primeiro contato o paciente se sinta confortável com o profissional e decida se deve ou não dar continuidade ao processo.
Quanto tempo dura cada sessão?
As sessões têm a duração de 50 minutos.